Sabes o que è Dyno Tuning ?

Acabaste de comprar o carro que tanto querias, mas ainda te sobram um trocos.
Um verdadeiro amante de carros, gosta sempre de levar o seu “menino” ao nível seguinte. Um upgrade aqui, um sistema de som ali e fica no ponto.

Quando toca á performance,já não pode ser um “aqui e ali” se queremos ter um rendimento capaz, mas acima de tudo em segurança.

Existem várias formas de fazer afinações e upgrades, cada uma com mais ou menos resultados. Mas uma das mais fiáveis (há quem diga que é mesmo  melhor) chama-se Dyno Tuning. De forma resumida, tens que colocar o carro em cima de uma máquina chamada Dyno.

Esta por sua vez está ligada ao um computador que possui software especifico que analisa a performance do carro ao milímetro, permitindo assim a afinação e upgrade perfeito.

No entanto, esta máquina não pode ser operada de ânimo leve, nem por qualquer um.

Se queres saber do que falo, fica aqui o video de alguns “aventureiros”, em que aventura correu mal:

Gostas ou gostavas de ter um carro afinado ao seu máximo potencial ?

Nós achamos que quando bem feito um carro destes é sem duvida bonito de se ver e ouvir. No entanto, como mencionamos em cima, para se fazer algo bem é preciso conhecimento.

Gostos não se discutem, e não dizemos que este carro é mais bonito que aquele. Apenas focamos a questão da segurança 🙂

Em termos estéticos, o gosto de cada um está em cada um, mas a nível mecânico e eletrónico as coisas mal feitas podem ter resultados desastrosos. Afinal de contas, andamos com eles na estrada…

Deixamos aqui algumas dicas :

  • Se forem colocar a viatura em algum lado para afinações que vão fora dos limites de fábrica, escolham alguém da vossa confiança. Se não tiverem, pesquisem, falem com outras pessoas e informem-se. Se algo corre mal, mais tarde a vitima não é o mecânico
  • Não há nada melhor que ter um carro que carregamos no acelerador e ele “voa”. Mas tudo tem limites. Levar o carro acima desses limites, apenas porque gostamos de velocidade pode tornar-se numa viagem apenas de ida.
  • O carro está pronto, tem mais cavalos, mais potência e está totalmente diferente. E a vossa condução ? Passou de algo mais lento para algo muito mais rápido. Levem o vosso tempo a adaptar-se e a conhecer os novos limites. Não usem o excesso de confiança como co-piloto.
  • Mudanças a mais sem ter em atenção á lei pode sair muito mas muito caro. Tenham sempre em atenção que não estiver legal para andar na rua, é tudo uma questão de tempo até serem apanhados.

Também poderá gostar: