Desligam motor de helicóptero no ar provando que ele não cai como um tijolo

Um youtuber, dois pilotos experientes e uma super dose de coragem! A não perder!

Um leigo na matéria não teria dúvidas. Se um avião perde o motor durante o voo, ainda consegue planar alguns instantes. Por sua vez, um helicóptero cairia como um tijolo, certo?

Não necessariamente. Quer ver? Abaixo segue a prova. Destin Sandlin, do canal do YouTube Smarter Every Day, convenceu um experiente piloto a desligar os motores de uma aeronave destas em pleno ar, provando que é possível pousar suavemente.

Mas antes de passarmos às imagens, uma pequena contextualização. Tudo começou quando o conhecido astrofísico americano Neil deGrasse Tyson escreveu, no Twitter, a seguinte frase: “Para sua informação: um avião que tem falha nos motores plana. Um helicóptero com falha nos motores é um tijolo”.

Ora, Destin não estava de acordo e quis reunir dois pilotos com experiência na matéria que o ajudassem a provar a sua teoria. Mas antes disso, ainda aproveitou para dar um passeio fantástico (com Bradley Freisen) pelos belíssimos lagos da província canadiana de British Colombia, na costa oeste do país.

Depois, foi buscar o piloto Gerry Friesen, que tem mais de 16 mil horas de voo, para fazerem o teste decisivo. De realçar que, se Sandlin estivesse errado, todos eles ficariam com a vida em risco. Mas o youtuber estava confiante na chamada técnica da autorrotação. Sabe em que consiste?

“Se a hélice parar de girar você vai cair como um tijolo”, começou por explicar. Se continuar a girar mesmo sem a força do motor, é possível – mudando o sentido das hélices – fazer com que a aeronave desça muito mais suavemente, sem ser em queda livre. E foi exatamente essa técnica que os aventureiros usaram no vídeo!