Elon Mode – Hacker da Tesla descobre como Ativar

Os automóveis da Tesla têm a capacidade de realizar mais do que aquilo que “oferecem” atualmente aos condutores? Parece que sim, existiria um modo secreto que confere ao carro um poder de condução autónoma sem precedentes. No entanto, qual seria a razão para manter oculto esse tal “Elon Mode”?

Um hacker de software da Tesla descobriu a funcionalidade de condução chamada “Modo Elon”. Parece que esta funcionalidade permite que os veículos elétricos em questão, com Condução Autónoma Total, operem sem qualquer controlo por parte do condutor.

O CEO da Tesla, Elon Musk, poderá ter o seu próprio modo de condução altamente secreto, que permite a condução sem mãos nos veículos Tesla. Este recurso oculto, denominado apropriadamente como “Modo Elon”, foi descoberto por um hacker de software da Tesla conhecido online como @greentheonly.

O hacker anónimo tem investigado profundamente o código dos veículos há vários anos e descobriu informações como a forma como a Tesla pode bloquear o uso dos bancos elétricos ou da câmara central no Model 3, antes de ser oficialmente ativado.

Após descobrir e ativar o Modo Elon, greentheonly aventurou-se a testar o sistema e publicou algumas imagens aproximadas dessa experiência. Embora não tenha partilhado a configuração exata do “Modo Elon” no ecrã, afirmou que é real.

O hacker descobriu que o carro não exigia atenção do condutor ao utilizar o software Full Self-Driving (FSD) da Tesla. O FSD é um sistema avançado de assistência ao condutor baseado na visão da Tesla, que se encontra em fase beta, mas atualmente disponível para qualquer pessoa que tenha adquirido a opção por cerca de 13 mil euros.