Nas próximas férias estás pronto para andar no Boeing 787-9 Dreamliner ?

Nas férias do ano que vem (ou até antes) a Boeing pode muito bem ter á tua espera a sua mais recente máquina.

O Boeing 787-9 Dreamliner foi apresentado num show especialmente concebido para o efeito. No entanto com toda a polémica em volta das viagens de avião ultimamente não sei até que ponto foi “interessante” ver o que um avião comercial deste pode fazer.

Até porque nada disto será possivel com passageiros, senão bem que a viagem se torna em algo doloroso e mesmo asqueroso com enjôos á mistura 🙂

Vê aqui do que falamos:

Veja: http://youtu.be/qIv1ke_A4A4 Gostou? Partilhe.

Com capacidade para 280 pessoas e capaz de fazer 15,394Km, este gigante dos céus promete muitos vôos pelo mundo.

Como seria de esperar já é comum que mesmo este gigante, venha equipado com as famosas caixas negras. Embora apenas sejam faladas quando acontece o pior, a verdade é que elas permitem mesmo quando a viagem corre bem obter todo o tipo de informação.

Deixamos aqui algumas informações em como elas são feitas e como sobrevivem nos piores cenários:

  • As caixas mais antigas eram feitas com fitas magnéticas. Actualmente são feitas com placas de circuitos e chips. Como não tem peças em movimento, em caso de desastre a possibilidade de dano é reduzida.
  • As informações guardadas são imensas, sendo que no final  quantidade chega aos Terabytes. De forma a gerir esta informação as caixas possuem um sistema avançado para catalogar a informação relevante.
  • Existem vários microfones no Cockpit que gravem todos os sons e conversas dos pilotos. As caixas antigas apenas gravavam 30 minutos, sendo que depois gravavam por cima. As mais recentes conseguem gravar até duas horas, usando o mesmo sistema de gravar por cima.
  • Estas unidades são criadas para suportarem condições extremamente agressivas em caso de desastre. À volta dos circuitos existe uma protecção de aluminio, depois têm um protecção especial para altas temperaturas e de seguida um protecçao de titânio.
  • Os engenheiros que desenvolvem estas caixa antes de as colocarem atacam as caixas com forças tremendas de forma a garantir que estão aptas para o que vão desempenhar.
  • Apesar de serem chamadas Caixas Negras, na realidade estas são pintadas de cor de laranja vivo e com riscas reflectoras. O nome poderá ter vindo das antigas caixas que eram pintadas de preto, ou então de como elas ficavam quando havia incêndio.

E tu já foste de férias ? Para o ano queres andar num destes ? 🙂