Navio “Endurance” encontrado no fundo da Antártica ao fim de 1 século

Foi encontrado o navio mais famoso da Antártica há muito perdido! Estava na água a três mil metros de profundidade e a seis quilômetros da última posição conhecida.

Após um acidente com um bloco de gelo em 1915, o Endurance afundou no Mar de Weddell, na Antártida. A bordo estava o explorador Ernest Shackleton, e o naufrágio ficou sem ser descoberto por mais de um século.

Recentemente, entretanto, uma equipe de busca criada pelo Falklands Maritime Heritage Trust anunciou que descobriu o local de descanso final do navio, a três quilômetros de profundidade e pouco mais de seis quilômetros de onde o Capitão Frank Worsley relatou pela última vez que estava.

A equipe Endurance22 partiu para o mar em fevereiro com uma frota de veículos de exploração submarina autônoma em busca de características incomuns no fundo do mar. Usando câmeras de alta resolução, os dispositivos acabaram detectando vestígios dos destroços do Endurance.

As imagens mostram que os destroços foram colonizados por várias espécies marinhas, mas que ainda se encontram em bom estado de conservação, relata a Cnet.