Ônibus (Autocarro) alimentado a Gás Natural Veicular (GNV) incendiou – qual a real segurança?

Na semana passada (Abril 2022), em Itália, um autocarro/Ônibus movido a gás natural pegou fogo. As imagens são impressionantes, mas, felizmente, não houve vítimas.

O gás natural veicular (GNC) é seguro?

Esta é uma questão antiga – muitas vezes alimentada por mitos – que se tornou novamente um tema de discussão nas redes sociais devido a um incêndio que ocorreu em Itália envolvendo um autocarro/Ônibus alimentado a GNV. Um combustível, apesar das apreensões, que provou ser mais seguro e mais sustentável do que outros combustíveis fósseis.

É uma tecnologia segura?

Como se pode ver nas imagens de vídeo deste incêndio, apesar das chamas terem mais de sete metros de largura, o fogo propagou-se de forma controlada. O GNC é mais leve que o ar e é armazenado a pressões elevadas entre 200 bar e 220 bar.

É graças a um sistema de válvulas de segurança que, se houvesse uma explosão causada por qualquer tipo de incidente como combustão ou sobreaquecimento, o gás natural seria libertado gradualmente, o que poderia ajudar a evitar danos causados por explosões durante incêndios acidentais envolvendo autocarros/Ônibus de GNC com cilindros de armazenamento de gás comprimido a bordo.

“É isso que podemos ver neste vídeo. O sistema de válvulas de segurança de três tanques, a libertar o gás natural de forma controlada evitando uma explosão.”