Ultrapassagem entre faixas de rodagem: motociclista é abalroado num piscar de olhos

O motociclista tenta ultrapassar entre duas faixas de rodagem congestionadas, uma prática comum (e bastante perigosa) nos quatro cantos do planeta.

Apesar das evoluções tecnológicas, em alguns casos, os construtores de automóveis sobrepõem a estética às necessidades funcionais, dificultando alguns aspectos da condução segura, como é o caso da visibilidade, que acaba por ser tornar-se mais limitada em alguns ângulos à conta do design aplicado (sobretudo em carros de maior envergadura).

Se é daqueles que prefere as viagens em duas rodas, já terá percebido que precisa de ter atenção redobrada para evitar obstáculos que, na maioria das vezes, passam despercebidos aos condutores de automóveis.

Em alguns casos, os condutores de veículos a quatro rodas nem se apercebem da sua presença na estrada, o que poderá originar, em última instância, acidentes graves.

Boas notícias para os fãs dos veículos de duas rodas. De acordo com os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), em 2017, o número de motociclos vendidos aumentou 24,7% em relação ao ano anterior.

Contudo, além da subida do volume de negócio deste sector, também têm aumentado os perigos para todos os motociclistas.

O vídeo, filmado através de uma câmara à mota em questão, regista o momento em que, numa questão de milésimos de segundo, o condutor do automóvel decide mudar de faixa, cortando a passagem ao motociclista e originando o despiste da mota.

Felizmente, o embate aconteceu a uma velocidade reduzida e, além dos estragos no veículo de duas rodas, terá sido maior o susto do que os ferimentos à conta do embate.